Por: Caroline Stein

Dracaena Marginata

Dracaena Marginata, beleza verde que veio para o apê numa estaquia encontrada na rua e durante 4 meses ficou num pote com água até que resolvi planta-la no solo. Muito fácil de cuidar, seja na água ou no solo, brilha, não exige muitos cuidados. Planta que vai bem em meia sombra e luz direta. Na meia sombra me parece que…

Continue lendo

Tomates

Quando os tomateiros começam a crescer, começam também a despencar. É necessário criar alguma base para que ele possa se apoiar. Na foto está sendo utilizado barbante de juta que foi preso no telhado. Conforme o crescimento do tomateiro, a juta vai sendo enrolada ao redor dele, dando sustentação para que ele cresça na vertical. A juta, é 100% natural…

Continue lendo

Morango

Um mês após o aparecimento da flor, o moranguinho começa a ficar vermelho. Os morangos adoram climas mais frios e durante o outono e inverno produzem flores e frutos. Se flor plantar morango, plante ele sempre na borda do vaso para que ele possa ficar pendente, como o da foto. Se o fruto ficar em contato direto com a terra,…

Continue lendo

Orégano

Orégano é uma planta super simples de cultivar. Se for plantá-lo, sempre plante nas bordas dos vasos para aproveitar melhor o espaço e para que ele possa ficar pendente. De tempos em tempos o colha fazendo uma poda, como na foto. Essa poda dará força à planta e em pouquíssimo tempo ela crescerá novamente.

Continue lendo

Salsinha

A salsinha é uma planta que pertence à mesma família da cenoura, coentro, erva-doce... a Umbelliferae - umbrella | guarda-chuva - pois suas flores tem um formato de guarda chuvinha ;) Vive bastante tempo no vaso. Na foto, a raiz de uma salsinha, com um pouco mais de 1 ano de idade. Essa raiz está com 4 cm de diâmetro…

Continue lendo

Manjericão

Esta planta precisa de muita água, por isso se viver num clima muito quente deverá regá-la com frequência cada vez que a terra esteja seca. No inverno necessita de menos líquido. O manjericão precisa de luz, mas ao estar exposto ao sol poderia murchar, por isso escolha um sítio em que não receba sol diretamente. Também não se sente bem…

Continue lendo

Cidades Comestíveis

Mais um mapeamento super bacana! Cidades Comestíveis é um projeto que visa estimular uma rede colaborativa de compartilhamento de recursos, conhecimentos e trabalho entre pessoas interessadas em cultivar hortas comunitárias e caseiras. O mapeamento busca incentivar e facilitar o processo de criação e manutenção de hortas comunitárias. No mapa, é possível indicar e encontrar terrenos ociosos e pessoas interessadas em…

Continue lendo
Folha Couve

Couve

As couves são plantas incríveis!! Originarias da Europa, pertencem a uma das famílias botânicas mais consumidas no mundo, as Brassicaceaes. Dentre as plantas desta família, encontram-se a couve, couve-flor, brócolis, mostarda, rúcula, repolho, couve chinesa (ou acelga), agrião, rabanete, nabo e rabanete. Extremamente nutritivas e saborosas, as couves são plantas abundantes, pois produzem muitas folhas, e de vida longa consideradas…

Continue lendo

Inventário das árvores

Mais um mapeamento super bacana! O Inventário das Árvores é um mapeamento colaborativo das árvores espalhadas pelos estados brasileiros. Pelo mapeamento é possível encontrar diversas espécies, incluso frutíferas! Faça uma busca pela região próxima da sua casa e confira as árvores que já estão mapeadas. Para colaborar é muito simples, encontre no mapa o local onde a árvore se encontra…

Continue lendo

Mapeamento Doação de Mudas em São Paulo

O Vc Muda é um projeto novo muito bacana que objetiva facilitar encontrar locais de doação de mudas em São Paulo através de mapeamentos colaborativos, além de oferecer atividades de educação ambiental gratuitas. O mapeamento é feito através da plataforma online e em breve será lançado o aplicativo para celular. Como o projeto ainda é recente, há somente 4 pontos mapeados:…

Continue lendo