Esta planta precisa de muita água, por isso se viver num clima muito quente deverá regá-la com frequência cada vez que a terra esteja seca. No inverno necessita de menos líquido.

O manjericão precisa de luz, mas ao estar exposto ao sol poderia murchar, por isso escolha um sítio em que não receba sol diretamente. Também não se sente bem com o frio, por isso no inverno deverá tê-lo dentro de casa.

Esta erva aromática cresce muito bem dentro de casa e se receber boa luz pode inclusive manter-se muito melhor que ao ar livre, sempre com os cuidados adequados.

Pode-o regularmente para que não floresça, esta floração tem como consequência um sabor a anis que é transferido para toda a planta e poderá tornar-se desagradável. Do mesmo modo, é recomendável a cada três semanas retirar as folhas secas para que cresça melhor e mais saudável.

De vez em quando pode fertilizar a sua planta de manjericão preferivelmente de forma natural para que cresça mais, descubra como fazê-lo neste artigo.

Ocimum basilicum: Basil leaves

 

Manjericão Roxo

manjericão roxo é uma erva híbrida, desenvolvida, pela primeira vez, nos anos 50, na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos

Manjericão Folha Larga ou Alfavaca

Ocimum basilicum

 

Clima: O clima preferencial do Manjericão ou Alfavaca (Ocimum sp) é o clima subtropical, que se caracteriza por ser quente e úmido, sendo uma planta sem resistência a geadas.

Luminosidade: Para florescer e revelar todo o seu esplendor,esta planta necessita de sol pleno.

Solo: O solo ideal para o Manjericão têm que ser abundante em matéria orgânica. Para obter um solo propicio para a plantação da planta use 3,0 Kg/m2 de composto orgânico.

Propagação: Para a reprodução da planta retire alguns galhos e deixe-os mergulhados em água até surgirem raízes, altura em que deve retirar os galhos da água e proceder à sua plantação.p

Na medicina tradicional, é usado como planta medicinal. As suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás, por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo indicados ainda para problemas respiratórios e reumático

 

Fontes:

gernot-katzers-spice-pages.com/engl/Ocim_bas.html?spicenames=pt